sábado, 9 de outubro de 2010

APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA “TEATRANDO”

O projecto Teatrando  pretende dar continuidade, de uma forma organizada e sistematizada, ao grupo de Expressão Dramática da Escola Secundária de Maximinos, formado pelos alunos do ensino básico e secundário, que funcionará em horário laboral, durante o ano lectivo 2010/2011, de acordo com a disponibilidade e horários dos alunos.

Pretende-se, com o desenvolvimento integrado de várias acções, mostrar a importância e proximidade no mundo do teatro com o desenvolvimento da criatividade, do gosto e do prazer da leitura, as suas múltiplas possibilidades técnicas como instrumento de conhecimento individual e de comunicação com o outro, bem como ajudar a descobrir o encanto e a magia do espectáculo como meio de aquisição do conhecimento e do crescimento individual e colectivo.O projecto mobilizará as energias criadoras dos alunos provenientes oferecendo-lhes a possibilidade de melhorarem competências que não constam da sua formação curricular. Depois desta viagem pelo mundo das artes os jovens passarão, certamente, a ver a arte, e o teatro em particular, com outros olhos.
A educação artística global é o objectivo principal deste projecto e o desenvolvimento de diferentes actividades expressivas e artísticas - música, canto, dança, expressão dramática, teatro - permitirá formar espíritos flexíveis e empreendedores. Uma pedagogia da expressão pode ajudar a construir múltiplas pontes entre a arte e o ensino e favorecer o crescimento dos jovens que passam na escola uma parte considerável do seu tempo. Além disso, a expressão dramática, enquanto prática pedagógica do teatro no sentido mais lato, pode-se fixar como finalidade favorecer o desenvolvimento dos jovens através de actividades lúdicas que permitam uma aprendizagem global (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética).
Na prática teatral, as aquisições cognitivas, sensoriais, afectivas, motoras são indissociáveis. Elas interferem permanentemente umas com as outras. Contudo, ainda que seja preciso nunca perder de vista a importância de um desenvolvimento harmonioso e global, muitas vezes é necessário analisá-lo em objectivos operacionais, que são outras tantas acentuações pertinentes, a fim de referenciar mais tarde as diligências, as atitudes e as competências que nos propomos desenvolver na pessoa dos educandos. Para clarificar estes objectivos, e depois permitir uma avaliação dos resultados de uma prática de expressão dramática, privilegiaremos cinco acentuações: a expressão (oral, corporal; o imaginário e a criatividade; a comunicação; a confiança em si; a abordagem cultural.
Não cabe aqui elaborar cada um destes domínios apenas referir que eles serão desenvolvidos através da organização de algumas acções de educação artística como por exemplo a oficina de leitura, a oficina de interpretação, a oficina de expressão oral e, por último, a oficina de expressão dramática.

O grupo reúne-se semanalmente às 4ªfeiras a partir das 17 h, na escola secundária do agrupamento de escolas de Maximinos ou no auditório municipal do estúdio Galécia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário